Diversão à distância de um clique, com anedotas, anedotas e mais anedotas!!!!! ;) Se gostou do blog, torne-se um seguidor ;)

Browser (navegador)

| sexta-feira, janeiro 2

É todo o programa que permite aos usuários interagirem com as página (web pages) hospedadas no servidor Web (World Wide Web). Para ter acesso a este conteúdo é necessária uma ligação à Internet.

Protocolos e padrões

Os browsers estabelecem uma ligação com o Servidor Web, usando, frequentemente, o protocolo http (hiper-text-transfer-protocol) para transferir e ler ficheiros. Alguns browsers mais recentes já conhecem algumas terminações de urls, podendo facilmente lê-las e mostrar o seu conteúdo para o usário (png, gif, bmp, jpg, html, cgi, php, htm, swf com o uso de um plugin, shtml, asp, etc). Estes já reconhecem também outros protocolos, como o FTP (file tranfer protocol, para realizar ligações ao servidor ftp de um website) ou como o HTTPS (uma ligação segura do http, sendo a sua tradução hiper text tranfer protocol secure).

História (http://pt.wikipedia.org/wiki/Navegador)

Com o advento da Internet, ampliou-se o campo da informação. A Internet é uma grande teia ou rede mundial de computadores. Para utilizarmos todos os recursos disponíveis nesta imensa ferramenta de informação, necessitamos de um software que possibilite a busca pela informação e para isso temos o Navegador.

Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compartilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990. Ele ainda o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do CERN em Março de 1991. Desde então, o desenvolvimento dos navegadores tem sido intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da própria Web.

A Web, entretanto, só explodiu realmente em popularidade com a introdução do NCSA Mosaic, que era um navegador gráfico (em oposição a navegadores de modo texto) rodando originalmente no Unix, mas que foi também portado para o Apple Macintosh e Microsoft Windows logo depois. A versão 1.0 do Mosaic foi lançada em Setembro de 1993. Marc Andreesen, o líder do projeto Mosaic na NCSA, demitiu-se para formar a companhia que seria conhecida mais tarde como Netscape Communications Corporation.

A Netscape lançou o seu produto líder Navigator em Outubro de 1994, e este tornou-se o mais popular navegador no ano seguinte. A Microsoft, que até então havia ignorado a Internet, entrou na briga com o seu Internet Explorer, comprado às pressas da Splyglass Inc. Isso marcou o começo da Guerra dos Browsers, que foi a luta pelo mercado dessas aplicações entre a gigante Microsoft e a companhia menor largamente responsável pela popularização da Web, a Netscape.

Essa disputa colocou a Web nas mãos de milhões de usuários ordinários do PC, mas também mostrou como a comercialização da Web podia arruinar os esforços de padronização. Tanto a Microsoft como a Netscape deliberadamente incluíram extensões proprietárias ao HTML em seus produtos, e tentaram ganhar superioridade no mercado através dessa diferenciação. A disputa terminou em 1998 quando ficou claro que a tendência no declínio do domínio de mercado por parte da Netscape era irreversível. Isso aconteceu, em parte, pelas ações da Microsoft no sentido de integrar o seu navegador com o sistema operacional e o empacotamento do mesmo com outros produtos por meio de acordos OEM; a companhia acabou enfrentando uma batalha legal em função das regras antitruste do mercado norte-americano.

A Netscape respondeu liberando o seu produto como código aberto, criando o Mozilla. O efeito foi simplesmente acelerar o declínio da companhia, por causa de problemas com o desenvolvimento do novo produto. A companhia acabou comprada pela AOL no fim de 1998. O Mozilla, desde então, evoluiu para uma poderosa suíte de produtos Web com uma pequena mas firme parcela do mercado.

O Opera, um navegador rápido e pequeno, popular principalmente em computadores portáteis e em alguns países da Europa, foi lançado em 1996 e permanece um produto de nicho no mercado de navegadores para os computadores pessoais ou PCs.

O Lynx Browser permanece popular em certos mercados devido à sua natureza completamente textual.

Apesar do mercado para o Macintosh ter sido tradicionalmente dominado pelo Internet Explorer e pelo Netscape Navigator, o futuro parece pertencer ao próprio navegador da Apple, o Safari, que é baseado no mecanismo de renderização KHTML, parte do navegador de código aberto Konqueror. O Safari é o navegador padrão do Mac OS X.

Em 2003, a Microsoft anunciou que o Internet Explorer não seria mais disponibilizado como um produto separado, mas seria parte da evolução da plataforma Windows, e que nenhuma versão nova para o Macintosh seria criada.


Navegadores

  • WorldWideWeb - por Tim Berners-Lee em 1990 para NeXTSTEP.
  • Felipe- pr Timdre em 1990
  • Microcamp-grfdt higui em 2000
  • libwww - por Tim Berners-Lee e Jean-Francois Groff em 1991.
  • Line-mode - por Nicola Pellow em 1991. Funcionava em modo texto e foi portado para uma série de plataformas, do Unix ao DOS.
  • Erwise - por um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Helsinki em 1992.
  • Viola, por Pei Wei, para Unix em 1992.
  • Midas - por Tony Johnson em 1992 para Unix.
  • Samba - por Robert Cailliau para Macintosh.
  • Mosaic - por Marc Andreessen e Eric Bina em 1993 para Unix. Aleks
  • Totic desenvolveu uma versão para Macintosh alguns meses depois.
  • Arena - por Dave Raggett em 1993.
  • Lynx - o Lynx sugiu na Universidade de Kansas como um navegador hypertexto independente da Web. O estudante Lou Montulli adicionou a o recurso de acesso via TCP-IP na versão 2.0 lançada em março de 1993.
  • Cello - por Tom Bruce em 1993 para PC.
  • Opera - por pesquisadores da empresa de telecomunicações norueguesa
  • Telenor em 1994. No ano seguinte, dois pesquisadores, Jon Stephenson von Tetzchner e Geir Ivarsøy, deixaram a empresa e fundaram a Opera Software.
  • Internet in a box - pela O'Reilly and Associates em Janeiro de 1994.
  • Navipress - pela Navisoft em fevereiro 1994 para PC e Macintosh.
  • Netscape - pela Nestcape em outubro de 1994.
  • Internet Explorer - pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.
  • Safari - pela Apple Inc. em 23 de Junho de 2003.
  • Mozilla Firefox - pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores em 9 de Novembro de 2004.
  • Flock - pela Flock Inc. baseado no Firefox em 22 de Junho de 2006.
  • Google Chrome - pela Google em Setembro de 2008.

0 Comentários: